terça-feira, 17 de março de 2009

Curta Favela Santa Marta

No último domingo, dia 15, a comunidade do Morro Santa Marta parou para ver a produção dos alunos (jovens e adultos) do "Curta Favela Santa Marta". Eles saíram pelas ruas, becos e escadarias da comunidade com "um celular na mão e uma idéia na cabeça".
Após passarem por uma capacitação, os meninos e meninas filmaram o cotidiano do Santa Marta, entrevistaram moradores e brincaram de fazer cinema. Mas o grande momento da oficina foi a produção do curta "Vida de Cão".

O ator principal, diretor e produtor foi uma figura que, apesar da cara de mau, é bastante querido pela comunidade: Boris - um cão da raça rottweiler. Vivendo desde "criancinha" no morro ele tem muita história pra contar e para isso, saiu pela favela com dois telefones celulares no corpo captando imagens do dia-a-dia da comunidade. Bóris andou por onde quis e parou quando bem entendeu.

"Certa vez Boris saiu de casa pra dar um rolé e foi preso pela saúde pública sob alegação de ser um cão de raça violenta e que poderia oferecer perigo às pessoas e principalmente as crianças do morro, mas a comunidade se juntou e fizeram uma manifestação, ele foi devolvido", relembra Pingüim (Valdecir Santos), dono de Boris.

O resultado disso será transformado no curta metragem de três minutos “Vida de Cão” que mostra a favela segundo a visão do cachorro. As imagens serão exibidas com o áudio de moradores relatando quais as dificuldades enfrentadas por morar em uma favela. Toda produção teve a colaboração e apoio total do rapper “Fiel” que agita a comunidade com vários eventos culturais.




Walter Mesquita wmesquita@vivario.org.br 8514-9709

Nenhum comentário:

Postar um comentário